Sexagem Fetal: Eu quero saber o sexo do meu bebê!

Sexagem Fetal: Eu quero saber o sexo do meu bebê!

Até eu engravidar só conhecia uma maneira de saber o sexo do bebe: o ultrassom.

Até que uma amiga, tb grávida me enviou uma reportagem sobre a tal da sexagem fetal.

Fiquei muito interessada e pesquisei muito na internet sobre o assunto. Existem vários sites que falam sobre, mas resumidamente:

“Saber se terá menino ou menina é um dos desejos mais comuns das grávidas. Além disso, há doenças genéticas familiares ligadas ao sexo, como a hemofilia, que podem ser consideradas indicações médicas para a descoberta logo no início da gravidez. Graças aos avanços científicos, nunca foi tão fácil descobrir o sexo do feto. A evolução da ultra-sonografia já permite identificar os precursores do pênis ou do clitóris nos primeiros três meses de gravidez, embora possa haver até 25% de erro antes da 14ª semana de gestação.

Recentemente, tornou-se possível identificar quantidades significativas de DNA fetal no sangue da mãe por meio da biologia molecular. Como ainda não é possível separar o DNA fetal do materno, só podemos analisar aspectos nos quais feto e mãe são geneticamente diferentes. O mais evidente é a presença do cromossomo Y nos fetos masculinos e a ausência do mesmo nas mães, pois mulheres têm dois cromossomos X e homens, um X e um Y. Assim, a detecção do cromossomo Y no sangue da grávida indica que o feto é masculino e a ausência do mesmo, que é feminino.

A técnica, chamada sexagem fetal, permite conhecer o sexo a partir da oitava semana. Pesquisas com centenas de grávidas revelaram acerto de 100% a partir da 13ª semana. O futuro dessas técnicas, que substituem exames invasivos, é promissor e ajudará a determinar diagnósticos de outras doenças genéticas, como a Síndrome de Down.”

Fonte

Como somos muito ansiosos, resolvemos fazer o exame….Fiz na nona semana e depois de 3 ou 4 dias o resultado saiu! Era um menino!!!

Acho que foi a primeira vez que me senti meio mãe! É muito bom poder parar de falar o bebe, o bebe, o bebe….e já chamar pelo nome! A sensação é muito boa!

Pra esclarecer:

  • Não precisamos de pedido médico;
  • A grande maioria dos planos de saúde não cobrem;
  • Não fiz na minha cidade. Apesar de ter um laboratório Fleury, eles me informaram que nenhuma unidade tinha o kit, então tivemos que ir pra SP mesmo; Fizemos no Delboni Auriemo e o valor foi algo em torno de R$350.
  • O sangue é tirado da veia do braço, onde fazemos o exame de sangue normal, não da barriga (muita gente me perguntou isso).
  • O exame tem 99% de acerto. Nada é 100%, nem o ultrassom…álias, quantos casos escutamos de erro de sexo no ultrassom.

Se você fizer o ultrassom mais tarde e o resultado der diferente, o laboratório refaz sem custo.

No meu caso, não foi preciso! O ultrassom só confirmou!

Bjs!

Vanessa Paiva

Share This

About the author

35 comments

  1. Pingback: maternidade no diHITT

  2. Giovanna Bezerra

    Olá! Estou com 8 semanas de gestação, contando da data da última menstruação-DUM(22/12/2008), e fiquei na dúvida se essa oitava semana que falam para o teste seria mesmo a partir da DUM, ou da concepção, que aí eu estaria na sexta. Você poderia me esclarecer?? É que estou ansiosa para fazer esse teste!
    Agradeço desde já!


  3. Post author
    admin

    Olá Giovanna,

    Eu também fiquei na dúvida, por isso só fiz depois que fiz um ultrassom, assim o laboratório não teria nada pra reclamar depois, pois eles dizem a todo momento que só pode fazer depois da oitava semana.

    Que eu saiba, o ultrassom coincide com a data da última menstruação, pelo menos no meu caso está praticamente batendo.

    Se vc está muito na dúvida é melhor esperar 2 semanas a mais, assim vc não faz o exame a toa. Porque algumas vezes o resultado pode dar inconclusivo…principalmente se for menina.

    Espero ter ajudado!

  4. Pingback: Testes para descobrir sexo do bebê - Sexagem, kit de farmácia, preço e quando realizar | Plugbr.net

  5. Carolina

    Olá meninas,
    o exame detecta com segurança a partir da 8a. semana de gestação! Eu fiz o meu exame no centro de Diagnósticos Brasil (CDB) em São Paulo e deu menino!!!

    Eu achei que valeu muito a pena!!

  6. eliane

    Olá!!
    eu queria saber muiito o sexo do meu bebe …jah estou com 15 semanas mais eu fiz o ultrassom e o bebe estava virado com a perna encolhida.e não deu p ver o que eh ..mais eu não entedi como faz esse teste .queria mais informacões sobre ele .


  7. Post author
    admin

    Olá Eliane,

    Esse teste é muito simples: vc retira sangue, como um exame de sangue normal, do braço, e espera o resultado.

    Se encontrarem o cromossomo Y no seu sangue, o bebê será menino, se não encontrarem, é porque será menina.

    Mas dependendo de quando for seu ultrassom, vc precisa ver se compensa fazer o exame de sangue, por que ele não é barato. De repente, compensa você fazer um ultrassom particular ou pedir uma guia para seu médico para fazer um ultrassom extra!!!

    Tomara que vc consiga descobrir logo o sexo!!

    Boa sorte!!

    Bjs, Vanessa

  8. Maria Luiza

    Então quer dizer que se conta a partir da data da última menstruação? Do primeiro dia ou último? Nossa… então vou completar 8 semanas já… uuui…. rs

  9. Brina

    querida eu estou fazendo um trabalho de escola sobre sexagem
    teria como você dar o seu depoimento para aprimorar o trabalho ?

    agradeço desde ja
    bjinhos

  10. jane

    olá, meninas, eu tbem fiz o exame de sexagem fetal, com 8 semanas e 4 dias! e fiquei na duvida se é 8 semanas de gestação da dum ou da idade do feto, que eles falam q é mais ou menos 1 semana e pouco de diferença! fiquei super preoucupada, porque todas as clinicas nao especificam que tem que ser com 8 semanas da idade dio feto, somente falam 8 semanas de gestação! por isso eu fiz! agora na clinica onde eu fiz, falaram q tinha q ser com 10 semanas, ou seja 8 semanas q o feto teria!!! o meu deu pra menina, fiquei super feliz pois ja tenho 2 meninos, agora vou fazer novamnete o teste pra ter mais garantia, pois hoje estou com 11 semanas e 3 dias! espero q nao altere meu resultado! boa sorte a todas!


  11. Post author
    Vanessa

    Olá Inês,

    Acho que nenhum exame é 100% infalível. Acho que esse dá 99% de certeza, não me lembro.

    O melhor é esperar pelo menor 8 semanas de gravidez para fazer. Acho que esperar um pouquinho mais, 10/12 semanas, seja melhor.

    Bjs, Vanessa!

  12. Maria Regina

    Olá meninas, então estou com 16 semanas, também fiz o exame de sexagem e deu menina estou muito feliz e ao mesmo tempo anciosa pois não consegui ver na ultra, já tenho dois meninos, e espero que a proxima ultra confirme o resultado.
    um beijo a todas

  13. maria regina

    Olá meninas, então eu tambem fiz o exame de sexagem fetal e o resultado foi feminino, estou muito feliz,embora não tenha dado para ver na ultra, estou confiante gostaria muito que a proxima ultra confirme.
    Um grande beijo a todas.

  14. regiane silva

    Olá meninas, como tinha dito fiz o exame de sexagem fetal com 13 semanas e o resultado foi feminino.Quase elouqueci de tanta felicidade porque ja tenho dois meninos e desejava muito por uma menininha, enfim somente agora com 21 semanas na us morfologica é que veio a confirmação é mesmo uma mocinha estou muito feliz acho que não ficou duvidas de quanto este exame é confiavel valeu muiiito a pena.
    beijinhos. Maria

  15. Débora Talita

    Oi!
    eu estou com 16 semanas mas nenhuma tecnica deu pra v o sexo do meu bb só com a utra-sonografia osbtétrica msm então eu naum acredito em simpatia minha tia fez uma ai algumas maigas da minha ma~e tmb umas dava menino e outras menina mas usg deu menino então naum adiatana fazer n disse é melhor esperar as 14 semanas e fazer a usg.
    boa sorte pra tds…♥

  16. Cris

    Não entendo porque fazem o exame de sexagem fetal e ainda continuam ansiosas querendo confirmar na ultra.Sendo assim não adiantou nada para vocês…o mais importante é saber que o bebê está bem e é saudável ! Que Deus abençõe à todas ! bjs

  17. Renata Morais

    gente………..fiz sexta meu exame e to super anciosa, afinal de contas preparar o o enxoval quando se sabe o sexo é bem melhor!! O resultado sai quinta..venho aqui contar p vcs!!

  18. Roselange

    tenho tres meninos e não vejo a hora de saber o sexo do meu quarto bebe,estou no meu segundo relaciomento e ser for menina vai ser o maximo ,mais o importante é vir com saude bjussss.Digite aqui seu comentario….

  19. Adriana

    Tenho 2 amigas que fizeram o exame de sexagem fetal com 8 semanas a contar da data da última menstruação, e ambas tiveram o resultado de meninos, o que veio a ser confirmado por us posteriormente. Tenho um casal e já tive 2 abortos. Amanhã farei o exame. Estou com 8 semanas e 3 dias. O valor aqui em Campo Grande- MS é de R$ 400,00. Meu filho de 9 anos, há 5 anos diz que vai ter um irmãozinho. Estou ansiosa para ver se ele está certo. Se for menina, vou ter um trabalho enorme para fazê-lo entender que não vou tentar novamente, rsrs.

  20. Daniele

    vou fazer o exame de sexagem fetal e aqui custa 220.00 reais..Eles me falaram pra fazer com 10 semanas de gestaçao….

  21. gardenia mesquita

    gostaria muito de faser este teste pois estou muito anciosa e estou ate ficando doente fis a ultra-son e nao deu pra ver o sexo pois estou com 4 meses tenho 3 meninos gostaria muito de ter uma menina.beijao a todos.

  22. lidiane

    estou gravida 15 semanas ja tenho uma menina gostaria muito que fosse o menino pos meu marido tambem quer muito o menino pos ele tambem tem tres filhas bjs

  23. daiane

    bom estou com 8 semanas de gestaçao.e to super ansiosa pra ver o sexo do bebe mais nao tenho certeza se ja posso me ajudem estou muito ansiosas alguns dizem que é homen e outro que é mulher mais so o exame pode me da essa ceteza mais depressa acham msm que é seguro?

  24. Karina

    Minha filha, hoje com 10 anos, foi fruto de tratamento. Agora engravidei naturalmente e acabo de ver o resultado do exame de sexagem fetal: é um menino!!!
    O exame custou 400 reais e foi realizado em Recife, PE, no Laborarório Marcelo Magalhães.

  25. Bruna

    Eu tô com três meses de gestação e partindo pra 13a semana. Minha obstetra me passou uma ultrasson pra ser feita nessa semana dia 30/01/12. Será possível identificar o sexo do meu bebê? Estou super ansiosa… Não aguento mais tantos palpites, uma hora vem alguém e diz: é menino, outra hora vem outros e dizem: é menina! rs E além do mais é terrível na hora de se referir ao bebê… Ele, ela… rsrs
    Beeeeijoooosss!

  26. MARCELLY

    OI EU GOSTARIA DE SABER SE E´CONFIAVEL FAZER O EXAME DE SANGUE SEXAGEM FETAL COM 8 SEMANAS?
    TEMHO MUITA VONTADE DE SABER O SEXO DO NENEM PARA EU PODER COMEÇAR A FAZER O EXOVAL?
    POIS MEU PRIMEIRO FILHO EU SÓ DESCOBRI COM 7 MESES…

  27. telma lucia

    boa noite gostaria de sabe se exame de sangue comum dá para saber o sexo tambem , ou especificamente esse q foi citado ai nesse site obrigada desde ja´


  28. Post author
    Vanessa

    Oi Telma,

    Infelizmente, no exame normal não dá pra saber. Tem mesmo que ser esse específico.

    Bjs

  29. Lidiani

    Oi fiz o exame sexagem fetal com 8 semanas e 2 dias calculado pelo dia da ultima mentruação e pelo que o ultrasson está dando tb. Deu menina.. será que pode ter erro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>