Protetor solar na gravidez

Protetor solar na gravidez

Uma coisa muito importante durante a gravidez é o uso de protetor solar.

Na verdade é importante sempre, mas muita gente ainda não tem esse hábito.

Durante a gravidez, nossa pele fica mais sensível as manchas, principalmente no rosto.

Eu virei uma neurótica assumida e uso protetor solar no rosto todos os dias. Primeiro porque tenho sardas e é só tomar sol que elas ficam super fortes e segundo, porque já morei na praia  e nem tô afim de ficar enrugadíssima com 30 anos.

Como a maioria das brasileiras, minha pele é oleosa e com a gravidez isso se acentua mais.

Muitas vezes, pessoas de pele normal e até seca, tem problemas de oleosidade e espinhas na gravidez.

E por isso você deve levar esse fator em consideração na hora de escolher um bom filtro solar.

Como neurótica assumida, eu já testei dezenas de marcas e produtos. Claro que muitas vezes o que fica bom na minha pele não vai ficar na sua….mas tenho algumas dicas:

- Prefira protetores para o rosto que tenham a indicação “oil free” na embalagem.

-Geralmente, quanto mais alto o FPS, mais oleoso ele vai ser. Os fabricantes já melhoraram muito nisso, mais ainda é a regra que vale.

- O FPS (15, 30, 50, 60, 100) vai depender do quanto você fica exposta. Se vc trabalha em casa como eu não precisa usar um protetor 60. Mas se você trabalha ao ar livre muitas horas no dia, o 15 não será suficiente.

- Procure os protetores com proteção UVA e UVB. Os 2 são importantes para a proteção de sua pele.

-Existem muitos protetores em gel. Esses são muito indicados pelos dermatologistas para quem tem pele oleosa.

Sim, eles realmente são bons, mas eles tem alguns poréns:

1- muitos tem base alcoólica e isso causa um certo ardor nos olhos, além do cheiro não muito agradável. Nada absurdo, passa logo…mas tem gente que não se adapta.

2- alguns deixam a pele um pouco brilhante, com a sensação de estar “plastificada”. Muitas vezes um pó compacto leve já resolve isso.

3- alguns tem gosto amargo (não, vc não vai passar na boca) mas você vai perceber quando passar a língua ao redor da boca em algum momento, ou quando seu marido te beijar no rosto e reclamar (não são todos que chegam a esse ponto, mas já aconteceu comigo).

- Você precisa reaplicar o protetor mesmo não tendo suado ou entrado na água. A maioria vai perdendo eficiência com o passar das horas. Se você nadou ou suou muito, mesmo tendo passado o protetor há 1 hora, terá que reaplicar.

- Já existem protetores em creme com textura mais leve e que ficam muito bem nas peles oleosas. Desses três que coloquei a foto abaixo, já testei o Minesol, o Neutrogena (FPS 55., 45 e 30) e o Episol 15 e não esse 45. O Minesol é meu queridinho, é o melhor de todos que já usei e não trocarei tão cedo (mas fique esperta: existem muitos protetores da linha Minesol. O que eu amo é esse da foto. Saiu uma nova fórmula, mas o tubo é mais compridinho e apesar do vendedor da farmácia dizer que é a mesma coisa, não é). O neutrogena 55 também é bom, mas ele fica melhor em climas mais secos, no calor e umidade, ele pesa um pouco. Mas você pode optar pelas versões 45 e 30 que são mais leves. O Episol 15, tentei usar ele 2 vezes e tive o mesmo problema as duas: ele é leve, o cheiro é suave, mas depois de menos de um mês, a textura mudou e ficou parecendo um leve esfoliante. Na primeira vez, a empresa trocou, na segunda eu nem me dei ao trabalho de pedir. Isso já faz um bom tempo, pode ser que tenha mudado.

protetores

- Para o corpo fica mais difícil usar protetor no dia dia. Primeiro porque a maioria é oleoso, tem cheiro um pouco mais forte, segundo porque a pele não é tão sensível quanto a do rosto. Mas se você quiser uma proteção a mais, pode usar um creme hidratante que tenha FPS.

softlotionpost13-maternidade1

Álias, se alguém souber onde encontrar esse protetor na internet, por favor me avise!

A linha Gerare tem um protetor solar também. Diz ser oil free e específico para gestantes. Como eu nunca usei, não posso opinar. Mas fica a dica para quem tiver interesse.

De qualquer maneira, o ideal é testar o protetor antes. Muitos dermatologistas ganham amostras desses produtos. Quando você for ao seu, veja se ele não pode lhe dar algumas. Mesmo porque, eles não são baratos e gastar R$50 em algo e depois de 2/3 vezes descobrir que você detestou, é péssimo. Mesmo sabendo que você pode usá-lo na praia ou piscina depois.

De qualquer forma, essa coisa de cosméticos, maquiagens, shampoos é sempre uma loteria: o que fica ótimo em mim pode ser muito ruim pra você, então, não se sinta mal se você não acertar de primeira!

O importante é a proteção!

Share This

About the author

19 comments

  1. Desirrê

    Olá,eu estou usando o episol FPS45,mas minha pele está muito oleosa estou grávida de 6 meses e me parece que as manchas almentaram.me mudei p/ uma cidade muito quente que ainda não me acostumei, me de uma dica preciso mudar de protetor e não sei qual usar?desde já lhe agradeço.bjos.Desirrê.


  2. Post author
    admin

    Olá Desirrê! Minha pele também é super oleosa, e ficou pior com a gravidez porque parei de usar os produtos para controlar.

    Eu uso o Minesol Actif FPS 30, o amarelo da foto do post. Faz uns 2 anos já e acho que ele é o melhor de todos que testei. Mas cuidado na hora de comprar: agora ele tem 2 versões nessa mesma cor: esse tubinho mais gordinho como o da foto e um tudo mais compridinho. Esse da foto é melhor! Pelo menos eu achei!

    Tem um, da marca Dermage, Photoage Gel Aquoso(http://dermage.locaweb.com.br/templates/dermage/catalogo/catalogo.asp?cod_catalogo=178&cod_canal=97)

    Eu nunca usei, mas todo mundo que usa gosta muito. Ele só tem aquele probleminha que se escorrer deixa um gosto amargo na boca.

    Mas se sua pele está muito oleosa, talvez valha a pena testar!

    Espero ter ajudado!

  3. Desirrê

    Comprei o que me disse e desde já lhe agradeço.Já comecei a usar bom pelo menos até agora minha pele não ficou oleosa,o episol era acabar de passar já ficava oleosa obrigada pela dica.


  4. Post author
    admin

    Que bom que você gostou Desirrê! Fico feliz em ter ajudado! Espero que vc consiga usa-lo bastante tempo…Infelizmente, nesses 9 meses nossa pele muda muito! Comigo ate agora deu certo!!!

  5. CC

    Olá…. sei que esse post é antigo, mas vale como informação.
    Comprei o Minesol Oil Control que minha dermatologista indicou, pois minha pele é muito oleosa também, e para controlar a oleosidade ele é muito bom, pois realmente deixa a pele bem suave, sem oleosidade. Porém sempre que passo, sinto esquentar um pouco e logo depois passa. Fico imaginando o que pode ser, talvez o iodo presente na fôrmula.
    Como agora estou grávida, vou parar de usar para não irritar minha pele e comprarei o da Gerare para testar.
    Daqui um tempo dou o parecer…


  6. Post author
    admin

    Olá CC,

    Infelizmente, cada pele rage de uma maneira.

    E na gravidez, principalmente, devemos tomar muito cuidado, já que não podemos tomar muitos remédios.

    Se o Minesol te causou algum tipo de reação, o melhor é vc parar de usar e tentar outro.

    Boa sorte!!

    Bjs, Vanessa

  7. Andreia Barbosa

    Admin, não consigo acertar no protetor, tenho alergia a cheiros, e os protetores ñ ajuda mto neste quesito, e além do + todos que já usei de creme a gel me deixa com um gosto amargo na boca, pra completar minha pele é hiper oleosa e so o minesol até hj deu conta do recado, preciso de um protetor pro corpo, comecei hj a usar esse da jhonson o cheiro apesar de um pouco pesistente da pra aguentar + veio o amargo na boca, + devo continuar a usá-lo, pelo menos minha cabeça ainda ñ esta doendo por causa do cheiro, já madei até manipular + parece q o cheiro é ainda + forte, será que não encontro um protetor mineral rsrs, espero resposta, bjo.

  8. angélia

    eu estou de seis meses de gestação e adorei o protetor solar minesol não troco por nada

  9. Kelly

    Olá
    Achei o minesol nas farmacias com a embalagem branca e finha comprida. Será que mudou?
    Esse que vc esta mostrando não achei.
    Estou em dúvidas da compra.
    grata
    kelly

  10. Daniane

    Por favor, alguém já usou o protetor solar da L’Occitane (Amamde Pomme Apple – SPF 40)? Quando comprei perguntei na loja se tinha contra-indicação para grávidas e a vendedora disse que não. No entanto, estou com medo de usá-lo. Sei que é ótimo, mas estou com medo por causa da gravidez.
    Obrigada.

  11. Gabriela

    Digite aqui seu comentario…Gestantes, cuidado com esse filtro solar da Neutrogena. Ontem, comprei um e ao chegar em casa, verifiquei o alerta, ainda que minúsculo “Contém Oxibenzona”. Produto cancerígeno, proibido em vários países e que passa para o feto!!!.

  12. Luciana

    Também sobre o Neutrogena. Se não me engano, este protetor tem retinol na fórmula. Este componente é permitido somente em pequenas concentrações na gravidez, conforme pesquisa que fiz na internet. Como não há indicação no rótulo, da concentraçaõ utilizada, seria melhor evitá-lo.

  13. Aline

    Oi gostaria de saber se gestantes podem usar aqueles produtos com filtro solar tambem como Clariderm Clariskin durante a gestação pra ajudar a prevenir as manchas que o sol causa ?
    Muito obrigada!

  14. juliana

    Digite aqui seu comentario…por favor estou com muitas duvidas em qual protetor usar,estou gravida de 2meses e ainda ñ comprei nenhum,fui na farmacia hoje e fiquei c/mais duvidas ainda c/ tantos protetores,qual sera o melhor natura,boticario,minesol,gerare la roche.,anasol minha pele é oleosa por favor me ajudem nao quero mais adiar …

  15. Karine

    Gravidinhas, ao escolherem seus protetores, optem por produtos livres de parabeno. Essa substancia passa pela placenta e pode causar ma formação no feto. bjs a todas

  16. nane

    na minha opiniao,acho essa linha boa,JA usei, porem uso outro q dar a protecao sem deixar a pele oleosa

  17. Aladir Ribeiro do Nascimento

    Estou usando o protetor solar Episol 45 no corpo e rosto. No corpo não apresentou nenhum efeito colateral mas o rosto ficou ardendo, vermelho e inchado. Estou usando Eufurix creme 5% a noite para tirar manchas e passando Diprosone Creme na irritação do rosto antes do Episol 45, mas continua ardendo. Existe Episol próprio para o rosto?
    Agradecida,
    Aladir.

  18. Emanuelle

    Oi estou grávida de 6 meses e nunca usei protetor solar.Minha pele é um pouco seca,acabei de me mudar para o Rio de Janeiro e aqui está muito quente.Alguém pode me indicar um bom protetor e o FPS?Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>