Vida de Bebê

Cuidados com o umbigo no recém nascido

Um dos cuidados muito importantes que temos que ter com o nosso bebê nos primeiros dias é com a limpeza do umbigo.

Como já comentei em outros posts, cada pediatra diz uma coisa diferente para cada assunto relacionado aos nossos filhos, mas acho que quanto a limpeza do umbigo o procedimento deve ser padrão ou muito próximo a isso.

Nós fizemos da seguinte maneira (seguindo as orientações do pediatra): limpávamos  com álcool 70% sempre depois do banho (eu molhava um cotonete e passava). A idéia é fazer com que vá ressecando até que caia. Sempre saia um pouquinho de secreção e quando estava quase caindo um pouquinho de sangue.

Óbvio, que como pais de primeira viagem, ligamos para o médico quando vimos manchinhas de sangue na roupa dele. Mas o médico disse que era normal. Mas que se fosse um sangramento maior, ele teria que ver.

Até que um dia, durante o banho, o coto umbilical caiu (acho que uns 10 dias depois que ele nasceu)! Sinceramente dá um pouco de aflição, mas foi tudo bem!

Aliás, antes de cair já dá um pouco de aflição….Aquele cai não cai!!!!

O pediatra já havia nos orientado. Então do dia qua caiu, até 30 dias depois usamos um anti séptico spray no local. Também saiu um pouquinho de sangue no início e quando ele chorava e fazia força, ficava meio estranho (não sei explicar direito! parecia que ia saltar!). Mas tudo normal (no nosso caso)!

Hoje ele tem um umbigo lindo!!!!

Quero ressaltar que esses cuidados foram feitos seguindo as orientações do pediatra, que acompanha o Gustavo. Que via como ele estava. Cada caso é um caso! Eu conto aqui como minha experiência, não como um guia para as mães seguirem sem acompanhamento médico.

Beijinhos!

Comments are closed.