Complementação da amamentação: leite NAN

Complementação da amamentação: leite NAN

Desde que ficamos grávidas e vamos pesquisar na internet sobre a amamentação somos bombardeadas  com 1 milhão de informações. Algumas como: “Nada além do leite materno antes dos 6 meses”, “Amamente até 6 meses”, “Amamente até 9 meses”, “Amamente até 2 anos” e por aí vai  e nem nisso os pediatras entram em um acordo!

Como já comentei algumas vezes, existe uma corrente de pediatras (incluindo o meu e o de várias amigas, que inclusive moram em outros estados) que acha que é importante introduzir outras coisas além do leite materno antes dos 6 meses (chá, papinhas doces, salgadas…).

Mesmo assim, esse monte de informaçãoes deixa as mães muito preocupadas caso o leite não seja suficiente.

Ouço várias histórias de mães que quase “morreram” por terem que complementar a mamada de seus bebês. Culpa delas? Acho que não. Já ficamos tão sensíveis desde que ficamos grávidas..Depois nosso bebê nasce, e temos mais um turbilhão de emoções e acontecimentos diários que mexem com toda nossa vida…

Como disse, lemos e ouvimos tanto isso que quando temos que tomar essa atitude, nos parece extremamente frustante como mães. Algumas reagem de maneira normal, outras ficam um pouco chateadas e outras, péssimas.

Bom, faz 1 mês e meio que complemento a mamada do Gustavo com NAN nas últimas 2 mamadas da noite. Percebi que meu leite diminuiu a noite e ele voltou a chorar durante a madrugada. Coisa que ele já nã fazia há semanas.

Fiquei super feliz? Não! Mas não vou deixar meu filho com fome.

O produto existe para isso. Quantas mães não tem leite? E o que elas iriam fazer sem esse recurso?

Ouvi esses dias uma história de uma mãe com pouco leite, a filha ficou 2 meses chorando de fome e a pediatra dizia que não era para dar nada, que era só a menina sugar que iria sair. Sinceramente? Que pediatra é essa que deixa um bebê 2 meses com fome, não ganhando peso? E que mãe é essa que demorou 2 meses para procurar outra opinião porque não queria dar nada mais ao bebê?

Ela mudou de médico, deu mamadeira e hoje a menina é um amor!

O pediatra nos indicou o NAN Pro Bio 1.


Eu pesquisei muito na internet e li mil opiniões, inclusive de outras marcas.Porque não sabia qual ele iria indicar.

Li sobre todas as marcas sempre as mesmas coisas: bebês que se adaptaram super bem, outros que não. Para uns soltou o intestino, para outros prendeu. Alguns amaram, outros que não pegaram…Mil histórias de como cada bebê se adaptou a diferentes marcas.

O pediatra disse para começar a mamada no peito e depois dar a mamadeira. Que era para começar com uns 30 ml, para ver se ele se adaptava, mas pra eu fazer sempre um pouco mais para não faltar. E com o passar dos dias eu iria ter uma noção da quantidade que ele precisava.

No primeiro dia, fui eu fazer a mamadeira (da penúltima mamada, por volta das 20:00) e como sou exagerada, fiz 90 ml. Advinhem: mesmo depois de ter mamado no peito, ele mamou praticamente tudo da mamadeira.

As 23:00 fiz mais 90 ml. Ele mamou no peito e depois sugou mais 90 ml (uns 85 ml, digamos! porque sobrou o fundinho).

Definitivamente, ele tinha fome!!

E para melhorar: em 2 meses e meio, foi a primeira noite que ele dormiu direto. Das 23:30 até 6:30! (além dele não ter mais fome).

Depois de umas 2 semanas só complementando a mamada da noite, comecei a dar durante o dia também. Eu ainda amamento. Ás vezes consigo amamentar 2 vezes sem complemento, mas geralmente toda a mamada ele toma leite materno e NAN. Ás vezes, só o NAN.

Para ele, o NAN só prendeu o intestino no dia seguinte da primeira vez que ele tomou, o que é normal.

Temos que ser sensatas. O leite materno é o melhor para nosso bebê, mas se você não tem leite ou tem pouco, não vai deixar seu filho com fome, não é?

Bom final de semana!!!

UPDATE – 08/09/2011 - 

Obrigada pela opinião de todas. Acho importante essa troca de experiências.

Sobre algumas opiniões: eu não conheço nenhum pediatra e nas minhas relações tb nunca ouvi comentários de pediatras que fazem propaganda de leites em pó. Mas, obviamente, deve ser muito triste se isso existir.

Quero deixar claro, que meu post conta minha experiência. Não faço “apologia” ao uso do Nan ou qq outro leite. Simplesmente foi o que aconteceu comigo e pelo visto com muitas outras mães.

Eu sempre gostei de amamentar o Gustavo. Isso nunca foi um problema.

Ainda sobre o pediatra, se ele me aconselhou a usar o Nan, eu vou usar. Da mesma maneira que sempre segui as orientações dele. Eu confio no profissional que escolhi.

E isso vale para todas as mães, se o pediatra te indica X e vc concorda, ótimo. Se vc não concorda, é simples: mude de profissional, procure aquele que te deixe confortável.

Dar complemento é o ideal? Não!

Vc, como mãe e mulher, vê outro jeito, dentro da sua realidade? Se sim, ótimo. Se não, ótimo tb. Faça o que o profissional que vc confiar, lhe indicar.

Já pensou se formos pensar radicalmente sobre tudo? Não andamos mais de carro, nem ônibus, porque deixam o ar poluído, causando uma série de doenças (inclusive nas crianças, que são as que mais sofrem)…. só comeremos coisas orgânicas (caríssimas!), não usaremos mais detergentes pra lavar louça e roupas (vc faz idéia de como o detergente é poluente?), não usaremos mais fraldas descartáveis e por aí vai!

O importante é ter bom senso.

Share This

About the author

273 comments

  1. VIVIANE

    olá….
    minha bb tem 42 dias , e ontem a noite ela chorava e não parava , ai percebi que não tinha leite , ele chupava e não saia nada, dei complemente pra ela , ela mamou e dormiu a noite toda, mais confesso que foi difícil pra mim , chorei bastante , pois quero amamentar no peito, e penso que se der mamadeira logo ela não vai mais querer peito , mais fazer o que , não posso deixar minha filha com fome.

  2. VIVIANE

    MINHA FILHA TEM 1 ANO E 5 MESES .
    ELA MAMASÓ NUM PEITO, SE FICAR MUITO TEMPO SEM AMAMENTAR COM O OUTRO PEITO O LEITE FICA VEIO, OU SE ELA QUISER MAMA NO OUTRO AINDA PODE DAR ? MAS MAIS MESES QUE ELA NUM MAMA NO OUTRO PEITO , PODE DAR OU O LEITE FICOU VELHO?

  3. Patrícia Fernandes

    Olá!

    Seu blog é muito bom e este post sobre complementação da amamentação é fantástico!
    Estou passando por uma situação semelhante onde tive maior clareza ao ler o que postou.
    Parabéns!

  4. aline

    Ola ,o meu bb está com 2 meses e 5 dias,comecei a dar mamadeira pra ele não tinha nem 1 mês,pois logo assim q nasceu ficou internado 7 dias tomando injeções e antibióticos,isso pra mim foi mto difícil afinal já estava toda frágil com as emoções a flor da pele cheia de pontos da cesarea e ver o meu bb tão novo já internado,meu leite diminuiu mto,ele chorava o dia todos não dormia a noite,resolvi dar o nan por conta própria pois o médico não keria q eu quero desse nan e fikei péssima por não conseguir amamentar somente no peito,mais não poderia deixa lo com fome neh …

  5. Fernanda

    ola!

    sou mae pela 1a vex e minha bebe tem 2 meses,a 4 dias comexei a dar o leite artificial(lactogeni1) pq recomexei a trabalhar, e a 3 dias ela solta gazes e estica se muito. uki deixa me precupada e k ela nao consegue fazer “coco”. sera k devo trocar o leite?

  6. Renata

    Olá, sou mãe do Theo… Meu filho nasceu super bem de 40 semanas pegou o seio certinho no primeiro dia dentro do hospital mas com 5 dias teve uma icterícia Muito forte e teve q voltar para o hospital e ficou mais 3 dias internado o que fez com que eu ficasse atordoada, chorei muito fiquei sem comer, sem descansar e desde então sentia que meu leite n era suficiente, ele sugava sugava e sugava chegava a ficar 1h 20 no peito e eu tirava ele com fome. Com 15 dias intercalava as mamadas com enfamil o que melhorou muito, porém percebia que ele ficava muito agirtado nao estava durmindo nada durante o dia foi quando resolvi dar o complemento logo apos a mamada, sempre tive muito medo de superalimentar meu bb, uma vez q em casa a tendecia a obesidade e muito grande … Vejo que ele e bastante guloso! Hj ele esta c 45 dias estou dando o peito e em seguida mais 120 ml de leite e so sobra 5ml no fundo da mamadeira … Sera que e muit leite para um bebe de 45 dias???? Ele esta super gordinho como saber se não estou superalimentando ele??? Att Renata

  7. Bianca

    Fiquei mais tranquila lendo este post. Minha filha está com 2 meses e está com ganho de peso marginal ao que deveria ser. Percebo também que a noite as mamas não estão cheias e ela mama cada 2 horas ou 1 hora e meia. Talvez este seja um Indício de que a produção não está a contento. O pediatra já me disse para usar o nan quando ela estiver muito ansiosa, mas estava relutante e achando que ele estava forçando a barra. Na próxima semana vamos pesar na consulta dos 2 meses e vamos colocar a evolução de peso dela sem leite em pó à prova…

  8. Amanda

    Tive o mesmo problema, meu leite não era sufuciente, minha bb chorava de fome minutos depois de mamar e dormia pouquissimo a noite. A pediatra passou nan pro 1 e resolveu o problema, começou com 30 ml e gradativamente ela foi pedindo mais. Hoje com 1 mês toma materno, mais 90 ml de nan. Tive problema nos primeiros dias, devido o intestino dela ter ficado preso, me orientaram a dar um pouco de água antes do nan e resolveu o problema. Sofri muito pois queria dá somente o materno, mas sofria mais vendo minha bb chorando de fome. E hoje graças a Deus está tudo bem com ela.

  9. Lília Rodrigues de Melo Marques

    Oi! Fez toda a diferença me deparar com este blog hoje…Tenho uma linda menininha que está fazendo 12 dias hoje e estou me sentindo frustrada, culpada, péssima mesmo por não estar conseguindo amamenta-la exclusivamente no peito. Choro todos os dias porque eu sei que o melhor para o bb é o leite materno, mas, além de tudo, ninguém aqui em casa compartilha da mesma opinião…Vendo que não estou sozinha, que muitas mães passam pela mesma situação, me dá um certo alento…Pior seria se não tivesse o que fazer na falta do leite materno, né? Queria ter tido sucesso. Ela é meu segundo e último filho e queria que tudo funcionasse com perfeição, mas, às vezes, nem tudo depende de nós… O estresse e a angústia faz com que o leite não surja em quantidade suficiente e ela é grande, gulosa, todas as vezes se irrita no peito e preciso dar complemento…Devo agradecer por ela ser um bb perfeito, tranquilo, saudável e que ficar estressada só fará mal para ela. Antes uma mamadeira na paz do que dar o peito de forma angustiada. Obrigada por compartilhar suas experiências…

  10. Luciana

    Olá. Tenho dois filhos e os dois tiveram que tomar complemento. O primeiro já saiu do hospital tomando e para a segunda eu comecei a dar quando ela já estava com 15 dias. Não ganhavam peso. Nas duas vezes me senti péssima. Uma incompetente por não ter leite. Fiz de tudo para tentar ter mais leite. Só me recusei a tomar um remédio que, na verdade, é um anti-psicótico com efeito colateral que aumenta a produção de leite. Na alimentação deles, eu começava dando o peito e depois complementava com mamadeira. Raras vezes consegui dar só o peito. Eles não desistiram de mamar no peito depois de conhecerem a mamadeira, como muitas pessoas dizem. Estão crescendo saudáveis. O problema todo é que somos bombardeadas com estas informações sobre amamentação. Dizem que é só deixar a criança mamar que o leite vem. Não é assim para todas. E essa pressão só atrapalha. Só quem passa por isso é que entende. Já vi crianças que mamaram exclusivamente no peito e estavam sempre abaixo de remédios e outras que tomaram só fórmula infantil e nunca ficaram doentes. Claro que amamentar seria o ideal. É importante tentar, mas se não for possível, assumam outra postura. Sem culpa. Alimente seu filho como for possível. O importante é seu bebê estar bem alimentado, bem cuidado e receber carinho e atenção. Abraços a todas.

  11. Sara

    Olá.Minha Bebê esta com 5 dias de vida hoje,e desde que nasceu mama o nan pro 1,pois tenho muito pouco leite e ela só consegue mamar em um seio,pois o outro tem o bico invertido,ela dormi muito,tenho que acorda-lá para mamar,estou fazendo isso de 3 em 3 hrs,dou o seio primeiro e depois dou o complemento com 35 ml de nan,o pediatra me falou que era pra dar só o peito,mas não tem como pois não é suficiente pra ela,me sinto péssima com essa situação,mas o que posso fazer? Não posso deixar minha bebê com fome.Graças a Deus ela esta bem.

  12. Hellen

    Minha bebê está com 2meses e 23 dias e com 7 dias ela foi internada com icterícia na UTI neonatal, fiquei nervosa, chateada, preocupada e só chorava, meu leite diminuiu muito e até secou. Introduziram o complemento no hospital mesmo e já em casa depois de 4 dias com a sucção dela e o uso da ocitocina sintética meu leite voltou mas era muito pouco e ela continuou com o complemento e aumentando a quantidade cada vez mais. Hoje ela toma 120mL e largou o peito completamente. Ela ficava irritada, cerrava os lábios, empurrava o peito e fazia até vômito. Ela é um dos casos que com a mamadeira acbou deixando o peito. Fiz de tudo gastei uns R4 300,00 com mamadeiras para dificultar suas mamadas, tentei colocar a sonda n peito com a mamadeira mas tudo inútil. O pedi dela disse que a amamentação exclusiva é muito importante sim, mas que existem muitas crianças que foram amamentadas até 1 ou 2 anos e vivem doentes e outras que nunca mamaram no peito e são extremamente saudáveis. O que define mais isso é a genética de cada um e os cuidados dos pais em relação à criança. Alem disso a amamentação é uma via de mão dupla que depende da mãe e bebê e não adianta só a mãe querer se o bebê não quiser o que fazer? Vai deixar passar fome? Foi o que ouvi de algumas pessoas – deixa ela passar fome pra vê se elea não mama no peito!!!! Minha resposta? Qd vc tiver seu filho deixa ele passar fome!!!! Meu maior tesouro, meu maior amor e minha maior realização é a minha filha, que está muito saudável, todos gripamos aqui em casa e ela não teve nada!!! Está no peso ideal e crescendo muito bem. Me senti frustrada sim quando não pude amamentar minha Isa, so que o mais importante é a saúde e bem estar dela e saber que ela não está passando FOME!!!


  13. Post author
    Vanessa

    Hellen,

    Eu sei que é difícil, mas não se sinta frustrada!

    Temos que ter me mente que somos as melhores mães que podemos ser. Você é você, sua vizinha é sua vizinha e por aí vai! Na teoria, todo mundo acha que o mundo acha que é fácil!

    Força e muita saúde para sua bebê!

    Bjs,
    vanessa

  14. graziele dias

    Nossaaaaa! Que alivio ler esses posts. Minha mocinha tem 1 mes e 6 dias e complemento as mamadas com nam confort. Tenho protese e via minha bebe chorando por nao mamar o suficiente. A pediatra pede para eu insistir so com o peito, mas estou desobedecendo. So a mae sabe o quanto doi ver o bebe chorando, ainda mais se for fome. Fico mal devido as criticas, mas o depoimento de vcs me acalentou muito. Continuo amamentando no peito, mas nao vou abrir mao do bem estar da minha filha. Na verdade, vou abrir mao da pediatra e procurar outra. É muoto bom ver minha bebe crescendo, engordando e dormindo a noite toda. Quando ela nao quer o peito, eu nao insisto. Vou continuar complementando e seguindo meu coracao.

  15. vanessa

    Mães nosso sofrimento é desesperador por não podermos amamentar nossos filhos! Meu primeiro filho conseguir dar o peito até 3 meses e o outro pequeno já saiu da maternidade com o seio e a mamadeira , hoje com 45 estou dando apenas a mamadeira e sofrendo com ela, pq os leites são um problema : um prende o intestino (NAN CONFOR) o ou (APTAMIL) com cólicas, muitos gases, bolinhas pelo rosto e redução na quantidade de 120 ml para apenas 60 ml chegando até 90 ml no máximo! Q desespero sem saber o q fazer ao certo, estou pensando em passar por conta própria para o Nestogeno devido aos vários comentários que vi a respeito desse leite, queria mesmo era poder continuar dando o seio a ele!

  16. Jéssica

    Olá….
    Minha filha tem 26 dias eu do o NAN pra ela pois ñ tive leite devido a uma redução de seio que fiz,e ai muito recente eu engravidei,ai não produziu leite,eu estava meio preucupada porque o pediatra falou que era pra mim da somente 30 ml de leite pra ela mais ai eu dei e ela ainda chorava eu fazia mais e ela mamava ate que fiz uma mamadeira dessas de chá pequena e ela mamou tudo agora ela só mama uma mamadeira inteira e fica bem não chora mais,(não ia deixa ela passa fome sendo que tenho o NAN em casa né)e ela não mama só de 3 em 3 horas tem vezes que ela mama antes do horário,eu do porque ela acorda chorando e colocando as mãozinhas na boca e procurando ai eu pego e do o leite p ela,agora ela ta tendo um pouco de clica a noite eu to dado simeticona mais to achando que não esta funcionando pois ela chora bastante e parece e que faz efeito o remédio,alguém tem uma sugestão de remédio para cólica? PQ eu já perguntei para o pediatra e ele me falo que não ia da outro remédio pq não tinha necessidade,bom mudando de assunto adorei esse site e lendo esses post fiquei mais tranquila ao da o NAN pra ela bem a mais do ml q o DR. receito…..té mais Bjus:)

  17. scheila

    Adorei o site e saber as experiências de outras mães que passaram o mesmo que passo hoje. Meu bebe tem sete dias e até agora não pegou no peito eu até tenho leite to tirando com a bombinha mas consigo tirar apenas umas duas mamadeiras de chá por dia é muito pouco e ele é bem esfomeado, então não me resta outra saída a não ser complementar com o NAN, na verdade a maioria das mamadas são de NAN e quando tento dar o peito ele fica irritado e chora muito raramente suga um pouco de leite mas sei que não é suficiente vou seguir oferecendo o peito mas não posso deixar passar fome pois quem deixaria um bebe de 7 dias passar fome? bjos a todas valeu as dicas e o desabafo.

  18. Cacau

    Olá! Sou mãe da Caroline, ela está com 15 dias e já saiu da maternidade tomando Nan. Desde o início, quando a coloco no peito ela se irrita, empurra com as mãos e chora muito, dificilmente mama um pouco e logo volta a chorar. Hoje está mamando exclusivamente mamadeira e o meu leite reduziu drasticamente. Estou tirando leite com bombinha elétrica, mas só consigo tirar em torno de 30ml por dia e dou na mamadeira. Estou muito frustrada e acredito que estou com uma espécie de depressão pôs parto por conta disso, pois me sinto frustrada e culpada por minha filha não ser amamentada no peito como e o ideal. Optei por não deixá-la com fome e acredito que fiz o melhor, mas ainda sim choro todos os dias. Ao ler este post e seus comentários me senti confortada. Muito obrigada!!

  19. moezia

    Meu filhote tem dois meses,desde os quinze dias que ele toma o nam com fort, mas agora o pediatra me recomendou o nam ar,pois ele se irritava muito apos as mamadas querendo mais ai ela disse que ele estava com refluxo mas agora ele melhorou muito dorme a noite toda dou 150ml e ele quer mais mas não dou dou o peito nos intervalos ate a próxima mamada que é de três em três horas.

  20. Daniele

    Ai era tudo que eu precisava ler!!! Meu bebe tem 13 dias hoje, e desde o 5 dia estou dando nan para ele, depois de ele chorar 5 dias de fome, o pediatra me mandou oferecer o nan, primeiro o peito e depois a mamadeira, só que hoje, com 13 dias, tenho um pouco de leite, noto que não é suficiente, por isso continuo complementar, porem nos ultimos dias o bebe esta se recusando a pegar o peito, issoo tem me deixado muito frustrada e triste, meio que um sentimento de culpa por nao poder oferecer para ele tudo que o leite materno proporciona… ja pensei em desistir varias vezes do peito, pois cada mamada é angustiante, é muito choro e recusa, me sinto pior ainda, mas vou tentar por mais uns dias, mesmo sem vontade pois sei que é o melhor pra ele….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>