Hérnia Inguinal em bebês

Hérnia Inguinal em bebês

No dia 29 de julho, uma quarta-feira, levei o Gustavo ao pediatra.

Estava tudo ótimo, ele, como sempre, estava sorrindo para todo mundo, inclusive para o pediatra enquanto eu contava como ele estava.

Coloquei ele na mesa para ser examinado, quando de repente ele começou a chorar muito. Muito mesmo, como nunca tinha chorado antes.

Achei que ele tivesse  assustado com alguma coisa, mas o pediatra disse que era um choro de dor. Na hora me deu uma angústia enorme. Afinal, o que teria acontecido tão de repente para ele chorar tanto, justo ali no médico.

O pediatra apertava, apertava, apertava, o Gustavo berrando e eu eu minha mãe quase tendo uma ataque, do tipo ” Acaba logo, para eu pegar meu filho!!!”.

Aí ele começou a apertar a virilha e parou ali um tempão. Depois de longos segundos ele me disse que tinha encontrado algo: uma hérnia: hérnia inguinal.

Resumindo:

A hérnia inguinal se caracteriza por uma falha na parede do abdômen, na altura da região das virilhas. Através dela podem passar estruturas da cavidade abdominal como o intestino e o ovário. Na criança, normalmente, tem origem congênita, sendo mais freqüente em meninos e também nos bebês prematuros.”

Fonte: Top Baby

Fiquei apavorada porque sabia que ele teria que fazer uma cirurgia e comecei a chorar ali mesmo. O médico tentou me tranquilizar, disse que estava super pequena, que a cirurgia era muito simples e rápida. Mas não adiantou muito.

Ele me indicou um cirurgião pediatra de São Paulo, disse que era um ótimo médico, super respeitado: Uenis Tannuri.

Sai do consultório e já liguei para o médico. A secretária me disse que só teria consulta para a semana seguinte (imagina se eu iria aguentar esperar tudo isso), mas insisti, pedi um encaixe e ela conseguiu para o dia seguinte.

Como o pediatra disse todos os elogios para o cirurgião e o consultório dele fica em um prédio chique em frente ao Sírio Libanês, achei que a consulta seria uma fortuna. Mas não foi: R$200. Não é barato, mas considerando o “gabarito” do médico, o local….Aqui na minha cidade qualquer médico cobra R$150/200.

Na quinta, dia 30/07, fomos na consulta. O médico examinou o Gustavo, falou sobre a cirurgia e marcamos para sábado dia 01/08.

Ele tinha hérnia de um lado só, mas ele operou os 2 e também quis fazer a cirurgia da fimose.

Ele opera no Sírio, no Albert Einstein, no Santa Catarina e em mais um que não me lembro. Escolhemos o Santa Catarina porque era o que nosso plano cobria. E a secretária comentou que é o mais fácil de conseguir rápido.

Sábado, dia 01/08, fomos para São Paulo. Chegamos no hospital as 6:15. Fomos para o quarto as 7:00 horas (vou fazer um post sobre o que achei do hospital para não misturar os assuntos!).

Fomos para o quarto e uns 15 minutos depois vieram nos buscar. Descemos até a porta do centro cirúrgico com o Gustavo e óbvio que eu estava chorando.

Mesmo não sendo uma doença e nada grave, é muito ruim aquele clima de hospital. Entrar naquele quarto, entregar o bebê para a enfermeira…..péssimo! Agora eu posso imaginar um pouco o que é para muitas mães, ficar com filhos nos hospitais por dias, até meses! Deve ser a pior coisa do mundo!

Então…antes de entregar o Gustavo, conversamos com o anestesista. Ele disse que a operação era simples (nas palavras dele era como arrancar um dente!!!) e que seria muito rápida. Só nos alertou que ele voltaria chorando muito. Por causa da anestesia eles ficam perdidinhos. Para ele o choro era um ótimo sinal, mas ele sabia que as mães não gostavam.

Entregamos ele para a enfermeira com as roupinhas que ele veio e o cobertor dele também. Podíamos esperar em uma sala ali perto, ou eles avisariam no quarto quando acabasse.

Fomos tomar um café na lanchonete do hospital e depois fomos para  quarto.

Entregamos ele 7:40 e antes das 8:30 já nos ligaram pedindo para ir buscá-lo. Realmente foi rápido.

Como o anestesista havia avisado, ele estava chorando muito e chorou por 15 minutos, que foi o que o anestesista pediu para esperarmos antes de amamentar.

No quarto tentei amamentar, mas ele demorou um pouco para pegar. Mamou um pouco e dormiu. Acordou, mamou mais um pouco e dormiu de novo.

Depois coloquei ele na caminha e ele ficou bem.

Um pouco antes de ir embora, ele vomitou um monte. Já sabíamos que poderia acontecer.

Achei que a volta seria complicada. Já que a viagem dura 1 hora e eu estava preocupada que ele não ficasse bem na cadeirinha do carro, que os cintos pegassem no corte. Mas ele ficou super bem e voltou dormindo o tempo todo.

O resto do dia também foi super tranquilo. Ele estava chatinho (tadinho!), mas ficou super bem!

Não demos banho nesse dia, só no dia seguinte.

Os cuidados foram super simples. Só passamos uma pomadinha no pipi dele. Nada mais!

No fim, foi tudo muito tranquilo!

Graças a Deus, tudo passou! Mas sinceramente, não desejo isso para ninguém. Nossos filhos deveriam ser proibidos de ter qualquer tipo de coisa que os leve ao hospital!!!

Bjs




Share This

About the author

27 comments

  1. Marta

    Bom dia !

    Gostaria de saber o telefone do Dr. Uenis, pois tive ótimas referências dele e gostaria de agendar uma consulta para o meu filho.

    Grata,
    Marta

  2. Simone

    Olá, boa tarde!!!
    gostaria de saber com qual idade o Gustavo foi operado. Isto porque, estamos passando por uma situação semelhante com o nosso bebê que acabou de nascer.
    Obrigada!
    Simone

  3. Sulamita

    Meu filho tem 1 ano e 9 meses e vai ter que fazer essa cirurgia , estou super ansiosa e com muito medo!!!
    Mas Deus vai esta conosco!!!


  4. Post author
    Vanessa

    Sulamita,

    É um momento muito difícil, mas saiba que a operação é simples e vai dar tudo certo!

    Bjs

  5. Juliana

    Oi… Estou passando por situaçao semelhante e me indicaram este médico, mas tenho medo de levar meu bb porque nao sei qto custa a cirurgia…. Vc usou convenio? Qto pagou? Por favor me ajude

  6. Luciana

    Meu filho foi operado de hérnia inguinal quando ele tinha 2 meses e meio.

    Quando me disseram que ele precisaria de cirurgia, senti o chão desaparecendo debaixo de mim! Eu e meu marido fizemos várias perguntas, como poderíamos ter evitado, se era por causa da posição em que o segurávamos; enfim, precisávamos nos culpar! Por fim nos convenceram que simplesmente aconteceu e ele nascera assim. Só parei de me torturar quando o cirurgião pediátrico nos explicou tudo o que estava acontecendo e cada detalhe de como seria o procedimento. Ele é muito paciente e compreensivo com os pais; não é aquele tipo de médico que acha que a gente não tem nada que ficar questionando porque a gente tem que confiar nele porque quem se formou em medicina foi ele e ponto.

    O nome do médico que operou meu filho é Dr. Carlos Alberto Koichi Ito, o consultório é em Moema – São Paulo. Tel 5542-8424 e 5042-3842. Ele opera no Samaritano e no Hospital da Criança. Fizemos tudo pela Amil.

    Foi tudo muito tranquilo e a hérnia do meu bebê era grande (um pouco mais grossa que meu indicador!). O médico foi excelente e ainda brincou que eu não poderia deixar meu bebê carregar peso no pós-operatório!

    Mas quase morri de tanta angústia no começo.

  7. tatiana

    meu filho théo fez a cirurgia com apenas 1 mês (não tínhamos alternativa),mas correu tudo bem. eu e meu esposo estávamos com medo e angustiados antes e no momento da cirurgia,contudo o resultado foi tão positivo que esquecemos do que passamos. fizemos a cirurgia com o dr.edmo (rj) no hospital santa cruz, não poderia ser melhor o resultado.

  8. Giuliana

    Olá Vanessa

    Hj pela manha descobri 2 caroços na virilha do meu filho e por acaso cheguei ao seu blog. Estou desesperada de pensar q pode ser uma hérnia… já cheguei ao ponto de imaginar centro cirúrgico e o medo de perder meu filho que me consome…
    Como foi o pós operatório do seu filho?
    obrigada!

  9. CINTIA ROCHA

    Digite aqui seu comentario….OLÁ PARA TODOS,GOSTARIA DE FALAR SÓ UM POUQUINHO DO QUE SIGNIFICA O DR.UENIS PARA NOSSA FAMÍLIA.O MEU FILHO PEDRO PAULO 2º GEMELAR NASCEU COM ATRESIA DE ESÔFAGO CONGENITA,COM UM GRAU MUITO ELEVADO,FEZ UMA TRANSPOSIÇÃO DE COLO QUE NÃO FOI BEM SUSCEDIDA COM UM OUTRO CIRURGIÃO NA EPOCA,UM CIRURGIÃO TBEM CONCEITUADO,MAIS INFELISMENTE O QUADRO DO PEDRO SE AGRAVOU MUITO PASSANDO MAIS DE 1 ANO NO HOSPITAL SANTA CATARINA,ENTRE UTI E QUARTO INDAS E VINDAS ENTRE HOSPITAL E CASA.ENFIM ATÉ QUE CONHECEMOS ESTE ANJO DA MEDICINA,DR.UENIS ELE ASSUMIU O CASO DO PEDRO QUE ATÉ ENTÃO JÁ ESTAVA PERDIDO PARA OUTROS MEDICOS.O DR. UENIS FEZ A CIRURGIA DO PEDRO NO DIA 1º DE OUTUBRO DE 2001,ONDE FOI SUSPENSO O SEU ESTOMAGO DANDO A OPORTUNIDADE DO PEDRO SE ALIMENTAR PELA PRIMEIRA VEZ VIA ORAL ,POIS DESDE O SEU NASCIMENTO SÓ COMIA VIA GASTRO,OU SEJA COM SONDA,PARA MIM FOI UMA ALEGRIA TÃO PROFUNDA QUE NEM SENTI QUANDO O PEDRO APÓS 24 HRS DE CIRURGIA TEVE QUE FAZER UMA CIRURGIA NO INTESTINO PARA UMA CORREÇÃO,ELE RECEBEU ALTA APÓS 12 DIAS DA CIRURGIA,UMA HISTORIA BEM LONGA TEMOS PARA CONTAR DARIA UM LIVRO,ISSO E SO UM RESUMO RAPIDO DO QUE PASSAMOS E PARA CONFIRMAR A VCS O QUE FOI PARA NÓS ESTE ANJO ENVIADO POR DEUS DR. UENIS.O NOSSO SONHO ERA PODER FALAR PARA TODOS QUEM E ESTE CIRURGIÃO,PARA MINHA FAMÍLIA ELE E UMA PESSOA INTIMA,NO QUAL NÃO ESQUECEMOS NEM UM MINUTO,O PEDRO FAZ QUESTÃO DE TODOS OS DIAS AGRADECER A DEUS PELA VIDA DO DR. UENIS,PARA QUE DEUS CONTINUE ABENÇÕANDO ESSA PESSOA TÃO QUERIDA E AMÁVEL,POIS MUITOS PRECISAM DE SUA MÃO QUE E COM CERTEZA UMA MÃO ABENÇÕADA.NOSSA FAMÍLIA TEM UMA MISSÃO VELAR TODOS OS DIAS POR TI DR. UENIS PEDINDO A DEUS MUITA PROTEÇÃO.AOS QUE NECESSITAREM DELE NÃO TENHA MEDO DE ENTREGAR VOSSOS FILHOS AOS SEUS CUIDADOS POIS ELE E UM MESTRE.BJS

  10. Flavia Vintena

    Olá Mamães de plantão, operei meu filho com o Dr Sergio Schettini e ele me disse q so precisaria operar o saquinho direito do meu bebe. A cirurgia foi tranquila e aproveitei para operar fimose tb. No entanto, 1 ano depois o saquinho esquerdo comecou a ter os mesmos sintomas do outro q foi operado. Vcs q sao maes, sabem como doi levar um filho pro hospital pra operar, mesmo racionalmente sabendo que trata-se de um procedimento simples… Mas, como toda mãe é guerreira, vamos q vamos ! Alguem poderia me passar o telefone do Dr. Uenis (vou marcar consulta com o Dr. Carlos Alberto Koichi Ito tb. MUITO OBRIGADA !!!!

  11. Ana

    Ja fiz meinhas leituras e estou com o conhecimento do significa a Hernia uinguinal mas o que nao descobri é como é a fase pos-cirugico!

  12. Dayanna

    Oi estou passando pela mesma situaçao com meu bb ,mas depois de ler tudo fiquei bem tranquila,obrigada pela orientação

  13. Renan Martinuzzo

    Que ótimo saber que o seu filho está bem.
    Há pouco menos de 20 anos atrás, o Dr. Uenis salvou a minha vida quando eu era somente um bebe. Hoje, meu irmão mais novo se chama Uenis por causa dele. Que esse homem continue seu trabalho por esse mundo.

  14. Valéria

    Quero compartilhar a experiencia que tivemos na cirurgia da minha bebe de 3 meses.Ela operou da hernia inguinal bilateral dia 01/10/11 no hospital da criança em SP.Ela começou o jejum a 1 da manhã e foi operada as 8 por uma demora do anestesista.Até que o jejum aguentou bem, pois procuramos distrai-la.O que realmente foi ruim é a volta da anestesia pois ela chorou muito por quase uma hora sem parar e não quis mamar estava bastante irritada.Eles trouxeram uma mamadeira de nan e ela mamou bem pouco e dormiu , depois de 1 hora acordou melhor e conseguiu mamar no peito.Ficou bastante sonolenta este dia, porém no dia seguinte nem parecia que havia operado.Fiquem tranquilos pois a cirurgia em si é bem simples o que realmente é difícil é a volta da anestesia

  15. Alice

    olá ,descobri que minha filha tem que operar de hernia, estou muito triste em saber ,pois ela é muito pequenina tem só 1 mês e meio e já vai ter que se submeter a uma cirurgia estou com meu coração partido muito triste e preocupada .. deus proteja minha pequena ela é minha vida.

  16. noemi

    meu bebe está c/ 03 meses,estou super nervosa pq ele vai ter q fazer cirurgia de hernia inguinal esq.O meu maior medo além da cirúrgia é o fato nd ter q tomar anestesia geral.Ele ainda vai ter q tratar uma anemia por isso esta sendo dificil ver ele sofrendo todos os dias até poder fazer essa cirurgia.

  17. cristiane

    Nossa, que alivio saber que a cirurgia é simples e que tudo correu bem, pois estou passando pela mesma situação e minha filhinha só tem 26 dias. Só uma pergunta: a criança é liberada no mesmo dia?

  18. FABIANA ZENUN

    DR UENIS!!!!! UMA BENÇÃO DE DEUS!
    MEU FILHO NASCEU COM MEGACOLON CONGENITO, FOI OPERADO POR DR UENIS COM 2DIAS E MEIO DE VIDA… HOJE,JA TEM 7 ANOS!!!!! DR UENIS, TODAS A SNOITES EU ORO MUITO PELO SENHOR! PARA QUE GOZE DE BOA SAUDE PARA CONTINUAR EXERCENDO SUA PROFISSAO COM TANTO CARINHO, DEDICAÇAO PROPORCIONANDO NOSSAS FAMILIAS SEREM TAO FELIZES!
    FABIANA ZENUN

  19. Leticia Dias Muniz

    Oi Vanessa, boa tarde!

    Como fiquei confortada ao achar agora o seu blog! Levei meu filho, (que por sinal tb se chama Gustavo) em consulta hoje, e foi diagnosticado tb a hernia inguinal. Meu chao simplesmente se abriu e me coloquei a chorar ali mesmo…imaginar que meu pequeno que vai completar 2 meses tera que passar por cirurgia com anestesia geral, nao e facil, o medo nos domina…
    Mas quero agradecer, pois atraves dos depoimentos acima, estou um pouco mais tranquila. Gostaria do tel. do Dr. Uenis e saber qual convenio ele atende?
    Grata pela atençao,
    Leticia.

  20. Carla

    Estou muitoo triste e ansiosaa!
    Minha bebe de 2 anos e meio esta com Hernia Inguinal…
    Mais vendo tantos deppoismentos otimistas fico mais calma sabendo que com fé em Deus
    e com as mãos abençoadas dos medicos tudo ficara bem!
    Mas com certeza n deseja essa situação a ngm no mundo todo!!!
    Bjossss

  21. Camila Gabriela

    Boa noite mães estamos passando pela mesma situação de vcs, nosso pequeno esta com 1 mes e 9 dias e descobrimos uma Hernia inguinal do lado esquerdo. Mas o nosso maior problema é que moramos no interior de Sp, e os medicos que avaliaram o quadro do nosso bebe, disseram que só vão fazer o procedimento cirurgico com 10 kilos…estou desesperada, pois todas as vezes que ele faz força, chora, evacua a hernia aumenta e sai. Gostaria muito que nos ajudassem indicando médicos e telefones para que possamos agendar uma consulta o mais breve possivel, pois decidi que levarei meu filho para fora, tenho medo que estrangule ou q aumente a hernia…Obrigada


  22. Post author
    Vanessa

    Olá Gabriela,

    Fique calma que dará tudo certo.

    Tem o telefones de indicações de médicos em SP nos comentários.

    O telefone do Dr. Uenis, que operou o Gustavo é 11- 3269-2233

    Boa sorte.

    Bjs,
    Vanessa Paiva

  23. jessica

    Bom meu filho Davi operou de hernia inguinal bilateral…
    ele ficou td inchado depois da citurgia e a medica disse q a hidrocele iria sumir.
    mas acontece que elr ficou gripado assim q teve alta .
    e eu estou com medo ,por favor alguem sabe se tem risco ?

  24. Leonice Xavier

    Estamos passando por uma situação parecida, meu filho Rafael tem 3 meses, e estava gripado, o pediatra passou umas medicações, entre ela um corticoide, na sexta feira dia 06/06/14 percebi um inchaço na virilha do meu bebê, passei a observar pois achei que fosse por causa das medicações, cheguei a parar de dar o corticoide faltando 1 dia para concluir o tratamento, mais não adiantou, então meu esposo e eu o levamos ao P.S e o médico que nos atendeu disse que era por causa da bexiga, na verdade ele não soube diagnosticar e tentou nos enrolar, não satisfeita hoje o levei em outro pediatra que me disse que pode ser hérnia e já mandou marcar consulta com o cirurgião, fiquei apavorada, agora a noite percebi que está mais inchado, quase o levei ao P.S novamente, mais decidi leva-lo novamente em seu pediatra para obter maiores informações, mais confesso que depois que achei esse blog e li os comentários á respeito, fiquei muito mais tranquila, estava desesperada, com medo de perder meu bebê, mais agora estou mais tranquila. Obrigada!

  25. Hevelen

    Amanhã meu filho irá fazer essa cirurgia, estou muito ansiosa, mas sei que Deus está no controle!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>